FAQ

21) Ao colocar os LEDs CANBUS ficarei sem o aviso de lâmpada fundida?

Na maioria dos carros com sistema CAN-BUS e avisador de lâmpada fundida estes leds são eficientes a ultrapassar o aviso de lâmpada fundida. Contudo não é possível a garantir a 100% o seu funcionamento em todos os veículos.
No entanto se tem dúvidas se o seu veículo será funcional por favor entre em contacto.

20) O meu carro dá erro de computador de bordo com os LEDs colocados, como resolver?

Esta situação é normal nos veículos mais recentes. Acontece devido aos leds terem um consumo muito ligeiro e o carro não reconhece a existência de uma lâmpada.
Recentemente o ledsbylord.com possui para venda uma nova gama de LEDs "CANBUS" (clique aqui), Com estes modelos de LED o seu aviso de luz fundida será eliminado sem que seja necessário qualquer alteração. Estes LEDs são compatíveis com a maioria dos novos veículos!

Em alternativa poderá solucionar esta situação com resistências bobinadas para os minimos / luz presença de valor ~5W (~47 ohm. Há carros que poderão levar ~600ohm. Neste caso a resistencia de 600ohm é preferivél devido a aquecer menos e ter o efeito pretendido).
Estas resistências consumirão a restante energia que o led não consome e simularão a existencia de uma lampada de filamento, eliminando assim o erro no computador de bordo.
Atenção: As resistencias aquecerão imenso, logo recomendo que tenha cuidado no posicionamento da resistencia de forma a não danificar nada, não é recomendado fixar em plásticos ou em chapa exterior pintada.
Imagem de resistências bobinadas:

Esquema de ligação:

Modelos disponíveis

Exemplo de instalação nos piscas de uma mota [Página externa]

25) Os LEDs aquecem?

O aquecimento do LED varia consoante o tipo de LED.

-LEDs simples têm um aquecimento quase nulo.

-Alta potência têm um aquecimento perceptível, podendo ser acopulados com um pequeno dissipador para aumentar a sua vida útil.

-LEDs auto CANBUS, têm um maior aquecimento, uma vez que têm uma resistência integrada na própria lâmpada para simular o consumo da lâmpada convêncional (Neste caso o aquecimento é gerado principalmente pela resistência)

22) Os LEDs CANBUS são melhores que os "NÃO" CANBUS

Os LEDs CANBUS têm uma vida mais reduzida que os LEDs "NÃO-CANBUS" ou sem resistência incluída, tendo uma vida util apróximada às lâmpadas convencionais (1000h).
Derivado do seu alto aquecimento gerado pelas resistêcia o LED a vida util do led ficará mais reduzido, uma vez que o calor vai deteriorando o LED.
Os LEDS CANBUS são uma solução "plug & play" para os veículos com linha CAN que detetam avaria de luzes (indicando avaria/erro no painel de instrumentos/computador), são uma solução mais prática, sem cortar cablagens para instalação de resistências, mas com uma vida util mais reduzida face aos normais Não-CANBUS.
Se possível, a solução ideal passará por instalar as resistências à parte e leds não canbus.

23) Os LEDs no meu carro ficam sempre ligados com uma fraca luz quando tenho tudo desligado

Em alguns carros, acontece os LEDs poderão ficar com uma luz muito fraquinha quando deveriam não emitir nenhuma luz.
Não é nenhum problema ou defeito dos LEDs. Em veículos a sua parte electrica do carro deixa passar uma pequena energia que faz com que os LEDs fiquem sempre acesos. Os LEDs possuem uma altíssima eficiencia energética estes acendem com um mínimo de energia (o que é o caso. Existe uma corrente minima a passar que faz com que os LEDs acendam).
Para solucionar esta situação poderá passar por ligar uma resistência (veja acima o ponto 3)) ou a instalação de LEDS "CANBUS" (clique aqui).

26) Os LEDs têm alguma desvantagem face ás lâmpadas normais?

Os LEDs são sensíveis às condições de funcionamento e ambientes extremos de humidade.

Um pico de tensão poderá danificar o LED; uma sobrecarga constante; uma fonte de calor intensa poderá reduzir a vida útil do led em muitas horas, portanto deve evitar-se a utilização dos LEDs nestas condições.

2) Polaridade das lâmpadas de LED

Os LEDs têm a particularidade de deixarem a corrente passar apenas num só sentido (Diodos), daí apenas funcionarem correctamente instalados no + e -.
Por exemplo, no tipo de lâmpada C5W (tubular - imagem abaixo) ao instalar o LED este não acender, bastará voltar 180º e encaixar.

Exemplo de como trocar a polaridade num tubular:


Trocar polaridade LED tubular
 
 Existem alguns modelos de leds exepcionais, com a particularidade de não possuirem polaridade, estes modelos possuem um componente adicional que os torna sem polaridade. Pode consultar aqui [Sem polaridade]

Há também alguns modelos que não é possível trocar a sua polaridade mudando a posição de encaixe, exemplo: 
Casquilho Grande
Casquilho Grande [R5W / R10W]
Casquilho Pequeno [BA9S / T4W] (Modelo especial sem polaridade: BA9S-5SMD [Sem Polaridade] )
Casquilho Pequeno [H6W / BAX9S]

35) Quais as lâmpadas utilizadas no meu veículo?

Para identificar o tipo de lâmpadas a forma mais fiável será removendo lâmpada a lâmpada. Consulte o manual do seu veículo para obter instruções de substituição das mesmas.

Poderá também obter mais informação sobre o tipo e quantidade de lâmpadas:

-Manual do seu veículo

-Guia de lâmpadas Osram (bastante completo e fácil de utilizar):
http://am-application.osram.info/en

-Guia de lâmpadas LEDsByLoRd (com algumas marcas e modelos de veículos confirmados e substituidos por nós)
http://www.ledsbylord.com/carro-mota/?p=lista_de_carros

24) Quais as vantagens do LED face às lâmpadas de filamento?
  • Look mais moderno e bonito
  • Intenso brilho
  • Baixo consumo, consomem cerca de 15% comparando com uma lâmpada de filamento equivalente.
  • Não aquecem tal como uma lâmpada convêncional
  • Várias cores e tonalidades.
19) Qual a duração dos LEDs?